Atividades

Cursos | Terapias | Meditações | SPAs | Viagens

Campo de Energia | Cerimônia do Chá | Dança como Meditação

Cerimônia do Chá

Cerimônia do chá e a meditação vipassana

Mestre Osho

Tudo será diferente do que você conhece como espaço meditativo.

Para participar será necessário:

  • Disponibilidade total de tempo para o evento de 20h às 0h.
  • Trazer uma xícara sem alça e sem pires.
  • Roupas leves e confortáveis de cores suaves.
  • Entrega total à experiência interna.

O Shantydeva preparou um presente l para você e seus amigos e está lhe convidando para uma bela e profunda experiência onde serão unidas duas meditações para a expansão da consciência de forma suave e tranquila.

A Vipassana consegue nos levar a niveis eficazes de relaxamento fazendo despertar em nós o ser criativo que só aparece neste momento. Neste estado de consciência temos insight importantes para o nossa evolução. E a cerimonia do chá com sua nobreza vem complementar, aguçando os nossos sentidos. São meditações que alimentam o corpo e a mente.

Qual a história, a lenda do chá?

Tudo começou quando um imperador chinês de nome Shen Nung ferveu folhas de uma planta desconhecida num pouco de água (2.737 a.C.).

O resultado foi maravilhoso, e o uso da nova bebida se popularizou em toda a China. Existe uma lenda que afirma ser o monge budista Bodhidarma o descobridor do chá. Diz a lenda que o monge prometera orar a Buda durante um ano, sem parar, dia e noite… O sono, sem dúvida o venceu, e o monge adormeceu durante uma prece.

Ao acordar sentiu-se indigno, revoltado, arrancou os cílios. Estes criaram raízes e transformou-se num arbusto cujas folhas depois de secas e escaldadas produziram uma bebida que nunca mais o deixou dormir.

Mais Informações:

O Tchâ-no-yu (Cerimônia do chá) ou Sadôo (literalmente, "o caminho do chá"), é um sentimento que dificilmente pode ser expresso por palavras. Desenvolvida sob influência do budismo Zen (cujo objetivo é purificar a alma do homem, confundindo-a com a natureza), de certa forma pode-se dizer que o Chanoyu é a materialização do empenho intuitivo do povo japonês pelo reconhecimento da verdadeira beleza na modéstia e simplicidade.

Vipassana (Pali) ou vipasyana (sânscrito) significa "insight", ver as coisas como elas realmente são. Mesmo tendo sido ensinada na Índia há 2.500 anos por Gautama, o Buda, a Meditação Vipassana não está ligada ao budismo ou a qualquer outra religião, podendo ser praticada por todos independentemente de crenças religiosas.

Enquanto as práticas da meditação variam de tradição em tradição, o princípio subjacente é a investigação e entendimento dos fenômenos manifestados nos 5 agregados (skandhas), nomeados como apego à forma física (rupa), sensações ou sentimentos (vedana), percepção (sa?jña, Pali sañña), formações mentais (sa?skara, Pali sa?khara) e consciência (vijñana, Pali viñña?a). Este processo é um caminho para a experiência da percepção direta, vipassana.

 
Belo Horizonte | Minas Gerais
fone: (31) 99312-6506
fale conosco, envie email para falecom arroba shantydeva.com